O terceiro jantar do jogo ficou por nossa conta (Luciano e Kamila) e aconteceu no dia 25 de outubro de 2014, no nosso apartamento! Bom, como já puderam ler o relato dos dois primeiros casais, devem imaginar que escolher um tema depois do primeiro jantar (Fred e Greice) foi desafiador, pois já estava claro que o nível seria muito alto. Pensar na decoração e em todos os detalhes, depois do segundo jantar (Bárbara e Fernando), foi uma tarefa extremamente difícil. Sabíamos que a cada encontro, aumentava a expectativa para o próximo…
Várias ideias surgiram e começamos a pesquisar receitas de entrada, prato principal, sobremesas… Fomos atrás de blogs e programas especializados em culinária, tudo pra refinar nossas ideias e nos ajudar a definir o tema. Contei (Kamila) sobre os jantares e sobre os nossos planos para uma amiga do trabalho e a partir daí veio a decisão do tema. Faríamos um “Jantar Cinematográfico”.
Assim, voltamos nossos esforços em esboçar um roteiro com todos os detalhes necessários para proporcionar aos nossos convidados uma noite inesquecível. Vamos contar aqui os bastidores da nossa grande produção!
Nossos convidados não sabem, mas nós realmente escrevemos um roteiro para dar vida ao nosso jantar... Nossa história cinematográfica foi escrita em três “atos”:
Ato Um: Definindo o cenário
Nesse primeiro momento, definimos a apresentação do nosso jantar. Queríamos causar uma boa impressão, transformar nosso apartamento em um pedacinho de Hollywood. Nossos convidados seriam transformados em protagonistas de um filme: O Jantar (La Cena, 1998). E tal como no filme, no nosso roteiro, toda a ação se passou num único local: a nossa sala de jantar.
O filme original se passa nas duas horas em que várias pessoas estão em um restaurante. Neste tempo, os dramas e a vida de vários personagens se revelam, entre eles os da dona do restaurante, de um culto professor que gosta de jogar cartas, de uma quarentona que tem problemas com a filha, e de um professor universitário preso numa complicada relação amorosa com uma de suas alunas. (Segue link para aqueles que se interessarem em ler a crítica do filme: http://www.cineclick.com.br/criticas/o-jantar)
No nosso caso, teríamos bem mais que duas horas e nossos protagonistas seriam convidados a viverem momentos descontraídos e relaxantes, degustando de bons vinhos, pipoca e jogando conversa fora.
Quando se vai a Hollywood, é obrigatório passear pela “Walk of Fame”. Então, assim que entrou, nosso elenco se deparou com a “Calçada da Fama”, na qual cada um foi homenageado com sua estrela. Fizemos, também, um painel com a foto dos protagonistas da noite e decoramos a sala com ícones de cinema, vários DVDs e um livro com receitas de filmes (Jantares De Cinema - Receitas Dos Seus Filmes Favoritos. Thorn, Becky). Nessa parte, tivemos a ajuda do Fabiano (da empresa Designs Comunicação Visual), um grande amigo do Luciano, que fez toda arte gráfica da decoração. Tudo que pensamos, ele concretizou para nos ajudar a compor o ambiente. Na nossa mesa, usamos claquetes como jogos americanos e pipocas gourmet para que todos pudessem petiscar enquanto aguardavam o próximo ato...
Ato Dois: luz, câmera...Ação!!!
Passada a primeira impressão e depois de acomodados, podíamos perceber a ansiedade de todos para o momento ápice da noite: a degustação do cardápio. Para definir nosso cardápio, fomos buscar inspiração nos filmes. Pesquisamos muito, na internet e em livros, receitas de filmes famosos.
Assistimos a muitos filmes. Nossa proposta era fazer um prato saboroso, que surpreendesse a todos, mas também de um filme que gostássemos. Testamos algumas receitas, fizemos um ranking e elegemos o nosso cardápio.
O Roteiro Degustação seria:
Welcome Drink: Cerveja Amanteigada – Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban,2004
Entrada: Sopa Azul – O Diário de Bridget Jones, 2001
Prato Principal: Cailles au Sarcofage (Codornas no Sarcófago) – A Festa de Babette, 1987
Sobremesa: Torta de Blueberry – Um Beijo Roubado, 2007
Para apresentar o cardápio aos nossos convidados, fizemos uma exposição dos filmes escolhidos em um cartão, descrevendo cada item do roteiro acompanhado de uma frase do filme respectivo.
Os convidados estavam entretidos, mas nós dois estávamos em verdadeira concentração no nosso backstage (cozinha), que, naquele momento, estava literalmente fervendo!!! Afinal, nossos pratos exigiam uma apresentação à altura das expectativas geradas. O Luciano fez, com maestria, um verdadeiro trabalho de chef desossando, recheando e montando 10 codornas. O prato principal era nossa maior preocupação!
Pensamos em cada detalhe de forma que todos os pratos apresentados no decorrer da noite fossem uma réplica quase original dos filmes, entre erros e acertos tudo ficou perfeito e vencemos mais uma etapa desta deliciosa competição! Eis o resultado:
Ato Três: O Grande Final
Durante o terceiro ato, nós já estávamos mais tranquilos, pois tinha acabado a correria de preparação e apresentação dos pratos e todos já haviam terminado suas refeições. Agora era só sentar, relaxar e aproveitar a companhia de todos.
Queríamos encerrar a noite em grande estilo e desfrutar do clima descontraído! Optamos, então, por exibir um curta-metragem surpresa. Como todos já estavam "lindinhos" (expressão usada por nossa querida Greice para descrever, de forma carinhosa, um indivíduo em estado etílico avançado), escolhemos uma comédia: Banquete, 2002 (http://portacurtas.org.br/filme/?name=banquete). O curta mostra o diálogo de dois mendigos que à frente de um restaurante de luxo discutem alguns pratos da "nouvelle cuisine".
A noite chegou ao fim e o gostinho de quero mais já estava presente em nossos lábios, tudo estava perfeito e nem mesmo a dificuldade dos 8 meses de gravidez da Kamila tirou o foco e o êxtase de superar as dificuldades e surpreender nossos convidados. Essa foi a nossa maior recompensa. E que venham os próximos...
Ps: Todas as receitas que fizemos naquela noite foram baseadas nas receitas do livro Jantares De Cinema - Receitas Dos Seus Filmes Favoritos. Thorn, Becky e do site Gastronomismo (http://www.gastronomismo.com.br/projeto/comida-de-cinema/). Mas claro, que demos um toque pessoal!




Nenhum comentário:
Postar um comentário