terça-feira, 25 de novembro de 2014

O pão mais fácil do mundo – No knead bread

Para os amantes de pão, mas que não têm muita experiência em panificação, esta receita é para vocês.

Nada melhor do que poder fazer seu próprio pão em casa. E o melhor: sem perder em qualidade para o pão de qualquer padaria da esquina.

Esta receita surgiu nos EUA e é conhecida como “no knead bread”, algo como 'pão que não precisa amassar'.

Certo dia pesquisando receitas na internet, descobri esta, que já é a minha favorita, no youtube no canal de uma padaria de Curitiba (pão da casa - Rene Seifert Jr.), segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=I3Z9o6Usiy4&sns=tw



Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo;
- 400ml de água;
- 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico;
- 10g de sal.


Detalhes do preparo



Modo de preparo:
Primeiramente, coloque os ingredientes em um recipiente grande na seguinte ordem: farinha, sal, fermento e água.

Misture com uma colher até a massa ficar homogênea. Após, cubra o recipiente (pode ser com um pano de prato) e deixe descansar de 12 a 16 horas (o segredo está no tempo de fermentação, por isso é importante respeitar este tempo).

Com a massa descansada, prepare a superfície para trabalha-la com bastante farinha (a massa é bem mole) e boleie a massa (dobrando as pontas como um envelope).

Forre um recipiente com um pano seco e enfarinhado e coloque a massa boleada (muito cuidado nessa hora, pois a massa tem uma consistência mole, mas aos poucos vai se pegando o jeito) e cubra com as extremidades do próprio pano. Deixe descansar por mais 1h a 1h30.

Aqueça uma panela no forno (a 250°) por 20 min. Quando a panela estiver aquecida retire-a do forno (pode baixar a temperatura pra uns 220°) e polvilhe um pouco de farinha de milho na panela (pode ser de trigo também) e coloque a massa (cuidado nessa etapa, por conta da textura mole da massa), tampe e leve ao forno por 30 min. Após esse tempo destampe e deixe por mais uns 20 a 30 min.

Observações: fazer o corte na massa é opcional, ela por si faz uma forma bonita e rústica. Gosto sempre de deixar descansar pelo máximo de tempo previsto. Você pode incrementar o seu pão com nozes, castanhas, ervas finas,  azeitona etc. Só usar a criatividade! Recomendo assistir o vídeo no youtube, caso nunca tenha tido experiência com pães, para ver os detalhes do preparo.


Deliciem-se!

 
Da esquerda para a direita, em sentido horário: pão tradicional, pão com damasco seco e pão com ervas finas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário