Bom, temos uma dica preciosa para a preparação do risoto: faça o caldo - nada de usar caldo pronto. Pode ter certeza que faz TODA a diferença. A primeira receita de risoto que fizemos foi com caldo pronto e podemos garantir que o caldo rouba todo o sabor da comida.
Então vamos aos ingredientes e modo de preparo!
Ingredientes para o caldo de legumes:
2 cenouras
1 bouquet garni (cebolinha, salsa, manjericão, tomilho e salsão) – amarre as folhas juntas para facilitar retirá-las
4 dentes de alho picados
1 tomate
1 cebola grande
3 l de água
2 folhas de louro
Pimenta-do-reino à gosto
Modo de Preparo (caldo de legumes)
1. Lave bem todos os legumes.
2. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Corte o tomate em pedaços médios (+ ou - em 4 partes).
3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.
Ingredientes do risoto:
- 10 camarões grandes - limpos e sem casca;
- 1 limão;
- 1 e ½ xícara de arroz carnaroli ou arbório;
- 1 Pêssego em Calda (use só o pêssego – sem a calda);
- ½ xícara de vinho branco;
- ½ cebola pequena picada;
- 1 tomate;
- 2 dentes de alho picado;
- Sal à gosto;
- Pimenta dedo de moça à gosto;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de Preparo (risoto):
1. Tempere os camarões com sal e limão e deixe marinando de 10 a 15 minutos, para o tempero entrar bem. Refogue os camarões em uma frigideira até que fiquem dourados. Reserve.
2. Corte a cebola, o tomate e o pêssego em pedaços bem pequenos.
3. Em uma panela refogue a cebola no azeite até que fique dourado, em seguida acrescente o alho. Na sequência refogue o arroz (sempre em fogo baixo) até que ele perca o “branco” e fique “transparente”.
4.. Adicione o tomate e o pêssego e continue refogando. O tomate tem que perder quase toda a água. O pêssego vai dá uma derretida, não tem problema se ele “sumir” ao ser refogado, a ideia é que fique só o adocicado dele. Em seguida acrescente o vinho e siga mexendo, até que evapore por completo. Adicione a pimenta dedo de moça e o sal à gosto.
5. Coloque uma concha do caldo de legumes (que tem que estar bem quente), quando este secar, coloque outra concha e assim continue até que o arroz fique cremoso. Normalmente de 3 a 4 conchas é o suficiente.
6. Quando o arroz estiver no ponto desligue o fogo e adicione a manteiga e os camarões.
7. Misture bem e sirva a seguir. Salpique cebolinha e queijo parmesão ralado.
Bom Apetite!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário