terça-feira, 18 de novembro de 2014

Risoto de Camarão com Pêssego em Calda

A receita de hoje é sucesso garantido: Risoto de camarão com pêssego em calda!!! Nós já tínhamos nos arriscado em receitas de risotos, mas não tinha ficado tão bom quanto os que já comemos em bons restaurantes. Mas com essa receita acertamos o ponto, e agora é só continuar praticando e criando novas possibilidades.


Bom, temos uma dica preciosa para a preparação do risoto: faça o caldo - nada de usar caldo pronto. Pode ter certeza que faz TODA a diferença. A primeira receita de risoto que fizemos foi com caldo pronto e podemos garantir que o caldo rouba todo o sabor da comida.

Então vamos aos ingredientes e modo de preparo!

Ingredientes para o caldo de legumes:

2 cenouras
1 bouquet garni (cebolinha, salsa, manjericão, tomilho e salsão) – amarre as folhas juntas para facilitar retirá-las
4 dentes de alho picados
1 tomate
1 cebola grande
3 l de água
2 folhas de louro
Pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo (caldo de legumes)

1. Lave bem todos os legumes.

2. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm. Corte o tomate em pedaços médios (+ ou - em 4 partes).

3. Numa panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.



Ingredientes do risoto:

- 10 camarões grandes - limpos e sem casca;
- 1 limão;
- 1 e ½ xícara de arroz carnaroli ou arbório;
- 1 Pêssego em Calda (use só o pêssego – sem a calda);
- ½ xícara de vinho branco;
- ½ cebola pequena picada;
- 1 tomate;
- 2 dentes de alho picado;
- Sal à gosto;
- Pimenta dedo de moça à gosto;
- 1 colher de sopa de manteiga.


Modo de Preparo (risoto):

1. Tempere os camarões com sal e limão e deixe marinando de 10 a 15 minutos, para o tempero entrar bem. Refogue os camarões em uma frigideira até que fiquem dourados. Reserve.

2. Corte a cebola, o tomate e o pêssego em pedaços bem pequenos.

3. Em uma panela refogue a cebola no azeite até que fique dourado, em seguida acrescente o alho. Na sequência refogue o arroz (sempre em fogo baixo) até que ele perca o “branco” e fique “transparente”. 

4.. Adicione o tomate e o pêssego e continue refogando. O tomate tem que perder quase toda a água. O pêssego vai dá uma derretida, não tem problema se ele “sumir” ao ser refogado, a ideia é que fique só o adocicado dele. Em seguida acrescente o vinho e siga mexendo, até que evapore por completo. Adicione a pimenta dedo de moça e o sal à gosto.

5. Coloque uma concha do caldo de legumes (que tem que estar bem quente), quando este secar, coloque outra concha e assim continue até que o arroz fique cremoso. Normalmente de 3 a 4 conchas é o suficiente.

6. Quando o arroz estiver no ponto desligue o fogo e adicione a manteiga e os camarões.

7. Misture bem e sirva a seguir. Salpique cebolinha e queijo parmesão ralado.

Bom Apetite!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário